top of page

Acerca de

Mulheres com flores

Tratamento de HPV

O que é HPV?

    O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele e as mucosas, principalmente a região genital, anal e oral. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, sendo que alguns deles podem causar verrugas genitais e outros estão associados a diversos tipos de câncer, incluindo câncer do colo do útero, ânus, pênis, vulva e/ou vagina.

     O HPV é transmitido por contato direto com a pele ou mucosas infectadas durante o sexo vaginal, anal ou oral, e também pode ser transmitido da mãe para o filho durante o parto. Algumas pessoas podem ser portadoras do vírus sem apresentar sintomas ou desenvolver doenças, mas ainda assim podem transmiti-lo a outras pessoas.

      A melhor forma de prevenir a infecção pelo HPV é através da vacinação, que é indicada para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade. Além disso, outras medidas de prevenção incluem o uso de preservativos durante as relações sexuais e a realização de exames de rotina, como o Papanicolau, para detecção precoce do câncer do colo do útero em mulheres.

     É importante destacar que a infecção pelo HPV pode ser tratada e, quando detectada precocemente, as chances de cura são maiores. Por isso, é fundamental manter uma boa rotina de cuidados com a saúde sexual e procurar um profissional de saúde em caso de sintomas ou dúvidas.

CLÍNICA ATTYA

bottom of page